onda

Olimpíada de aplicativos quer estimular a sustentabilidade entre estudantes

Gilson Alves


Foto: Janaína Wille (Diário)

Estão abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda) - Desenvolvimento Sustentável. O projeto acontece em âmbito nacional e tem como público alvo alunos e professores do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Cada equipe deverá ser formada por, no mínimo, dois e, no máximo, quatro estudantes, mais um professor orientador, além de poder contar com um universitário que será o coorientador. O projeto é da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e conta com o incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação, Governo Federal e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações.

Dois cursos gratuitos de qualificação estão com inscrições abertas em Santa Maria

- O principal foco da olimpíada é estimular as futuras gerações a pensarem num desenvolvimento mais sustentável. Como a geração é muito tecnológica, propomos o desenvolvimento de aplicativos para criar um ambiente futuro autossustentável. Podem ser criados, por exemplo, aplicativos para melhorar a coleta de lixos ou as estradas, dependendo da percepção dos alunos - explica o servidor da Uergs, mestrando da UFSM e membro da organização da olimpíada, Rafael Kreutz.  

A divulgação do projeto, segundo Kreutz, está sendo feita por meio de contatos com escolas, exposição de cartazes em murais, a fim de incentivar as inscrições no evento.

Em encontro com ministro, reitor da UFSM tenta liberação de verbas

PASSO A PASSO
A Olimpíada é dividida em três fases. A primeira termina no dia 4 de setembro e refere-se ao período de inscrições. A segunda etapa será desenvolvida de 24 de setembro a 8 de outubro, quando ocorrerá a apresentação da ideia a ser desenvolvida pelos estudantes. Não haverá um encontro físico, pois esse processo ocorre por meio de videoconferência. A terceira e última fase está prevista para o período entre 20 de novembro e 2 de dezembro, quando os projetos selecionados passam para a votação online. A divulgação final dos resultados será no dia 7 de dezembro. Serão premiadas as três melhores equipes de Ensino Médio públicas e privadas. Além de medalhas, os times primeiros colocados ganharão um valor em dinheiro. 

A ideia é que os aplicativos para o desenvolvimento sustentável sejam disponibilizado para smartphones e tablets. A coordenação geral da olimpíada é da professora da Uergs, Erli Schneider Costa. Mais informações podem ser encontradas no Facebook e pelo e-mail onda.uergs@gmail.com.

O CONCURSO

  • Inscrições - Até 4 de setembro
  • Apresentação de projetos - 24 de setembro a 8 de outubro
  • Resultado - Será divulgado dia 7 de dezembro
  • Página no facebook 
  • Informações - Pelo e-mail onda.uergs@gmail.com

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Programa conscientiza para preservação de fósseis durante as obras da Travessia Urbana Anterior

Programa conscientiza para preservação de fósseis durante as obras da Travessia Urbana

UFN está com inscrições abertas para cursos de especialização Próximo

UFN está com inscrições abertas para cursos de especialização

Educação