Foto: Janaína Wille (Diário)
Estão abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda) - Desenvolvimento Sustentável. O projeto acontece em âmbito nacional e tem como público alvo alunos e professores do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Cada equipe deverá ser formada por, no mínimo, dois e, no máximo, quatro estudantes, mais um professor orientador, além de poder contar com um universitário que será o coorientador. O projeto é da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e conta com o incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação, Governo Federal e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações.
Dois cursos gratuitos de qualificação estão com inscrições abertas em Santa Maria
- O principal foco da olimpíada é estimular as futuras gerações a pensarem num desenvolvimento mais sustentável. Como a geração é muito tecnológica, propomos o desenvolvimento de aplicativos para criar um ambiente futuro autossustentável. Podem ser criados, por exemplo, aplicativos para melhorar a coleta de lixos ou as estradas, dependendo da percepção dos alunos - explica o servidor da Uergs, mestrando da UFSM e membro da organização da olimpíada, Rafael Kreutz.
A divulgação do projeto, segundo Kreutz, está sendo feita por meio de contatos com escolas, exposição de cartazes em murais, a fim de incentivar as inscrições no evento.
Em encontro com ministro, reitor da UFSM tenta liberação de verbas
PASSO A PASSO
A Olimpíada é dividida em três fases. A primeira termina no dia 4 de setembro e refere-se ao período de inscrições. A segunda etapa será desenvolvida de 24 de setembro a 8 de outubro, quando ocorrerá a apresentação da ideia a ser desenvolvida pelos estudantes. Não haverá um encontro físico, pois esse processo ocorre por meio de videoconferência. A terceira e última fase está prevista para o período entre 20 de novembro e 2 de dezembro, quando os projetos selecionados passam para a votação online. A divulgação final dos resultados será no dia 7 de dezembro. Serão premiadas as três melhores equipes de Ensino Médio públicas e privadas. Além de medalhas, os times primeiros colocados ganharão um valor em dinheiro.
A ideia é que os aplicativos para o desenvolvimento sustentável sejam disponibilizado para smartphones e tablets. A coordenação geral da olimpíada é da professora da Uergs, Erli Schneider Costa. Mais informações podem ser encontradas no Facebook e pelo e-mail onda.uergs@gmail.com.
O CONCURSO
- Inscrições - Até 4 de setembro
- Apresentação de projetos - 24 de setembro a 8 de outubro
- Resultado - Será divulgado dia 7 de dezembro
- Página no facebook
- Informações - Pelo e-mail onda.uergs@gmail.com